BUROCRACIA, AQUI???

Sempre que precisávamos de alguma coisa no Departamento de Transito (DETRAN), que ficou por várias décadas próximo ao Parque do Ibirapuera, do Instituto Biológico, da Assembleia Legislativa, enfim, próximo a diversos pontos turísticos e/ou de interesse aqui na cidade de São Paulo, procurávamos usar os serviços de um despachante, pois é conhecido o fato de se perder um dia inteiro nessa tarefa desorientante. Mas...resolveram transferir o DETRAN para a Avenida do Estado, que na memória de todos é uma avenida larga que acompanha o - fétido e poluído - Rio Tamanduateí e é constantemente congestionada...a parte positiva é que o Detran fica algo próximo da estação do metrô, só é preciso atravessar a Avenida, o que num dia de final de verão, vira uma aventura no deserto do Saara!
E, pela internet ficamos sabendo quais os procedimentos para se obter os serviços, quais documentos levar e a taxa a pagar. PERFEITO! Se...não houvesse algumas "pequenas falhas".
Fazendo uso do Google (ferramenta de busca da Internet), acha-se mais de um site onde há informações conflitantes, então enchi-me de coragem e lá fui eu direto ao ponto! Nenhuma surpresa em ver quanta gente quer tirar ou renovar sua carta!!! e como havia dezenas de guichês, certamente há diversas outras razões para aquela multidão estar ali...
Surpresa foi ter uma funcionária informando já na porta e para minha sorte o guichê desejado (habilitação para estrangeiros) estava as suas costas. A funcionária que ali atendia era paciente e simpática (o estrangeiro deve achar que toda a repartição publica é assim...) verifica os documentos e informa que há uma taxa a ser paga no banco situado no final do corredor à esquerda. Nem acreditei! Tão simples...me enchi de uma incredulidade patriótica e segui em frente.
Havia uma agencia bancária com uma funcionária atenciosa (nossa!!!) que respondia a todas as perguntas - algumas repetidas à exaustão - e, como só podemos efetuar o pagamento em dinheiro, ela indicou os caixas eletrônicos, que informam CLARAMENTE aceitarem os cartões de crédito e débito de determinada bandeira, tentei usar o credito, o banco não aceitou, tentei o débito, também não...- pausa para o riso irritado - deduzi e confirmei minha suspeita: os cartões TÊM que ter sido emitidos pelo Banco cuja agência está no Detran - o que lança a pergunta: SE voce é correntista desse Banco para que os Caixas Eletronicos se seu cartão (de débito, pelo menos) é dinheiro imediato??????
Bom, mas como não sou correntista desse Banco, tive que sair em busca de um outro caixa ou de uma agencia do meu banco (meu...há!) pode imaginar a cena? Uma ex-atleta com complicações nos joelhos, sspatilha à prova de chuvas - porque a meteorologia previu tempestades ontem e falhou! eu pensei: não falharão dois dias seguidos...falharam! Mas, voltando às sapatilhas, por serem impermeáveis também não deixam seus pés respirarem ou seja após 3 minutos - no máximo! - meus pés estavam EM CHAMAS!
Também descobri porque os povos do deserto só usam fibras naturais: porque permitem que o corpo RESPIRE! ou seja, aqueles tecidinhos fluidos quase tranparentes sintéticos são infernalmente quentes!!
Sentia o suor escorrer pelas costas, o que NUNCA havia sentido! Fazia 31 graus, mas a sensaçào térmica era de qualquer coisa acima de 40 graus!!
Enfim, quando depois de ir, voltar, pegar a fila do banco - aliás, nunca desejei tanto estar grávida ou já ter 65 anos... e fazer o caminho novamente...entrei no metrô e um garoto gentilmente levantou-se do banco e eu rapidamente sentei! Porém não percebi que estava num assento preferencial e havia uma gestante que se sentou no outro banco, pensei em ser politicamente correta e sair dali, mas meus joelhos NÃO me permitiam sequer pensar em levantar e fiquei ali torcendo para que não entrasse ninguém que necessitasse do assento especial! Mas o garoto ficou me encarando com um ar reprovador o tempo todo!!
E o calor continuava...quando desci achei que ia ser necessário solicitar um rodo para puxar aquela transpiração toda, mas minha blusinha de tecido esvoaçante reteve todas as gotículas aquosas de maneira que não passei esse constrangimento...
Depois disso tudo... dou um VIVA ao Despachante, que pode cobrar a quantia que for...VALE CADA CENTAVO!!!

Comentários