COMIDAS DA ITÁLIA x COMIDAS DA ALEMANHA

Hoje, me aventurei novamente na cozinha alemã e fiz uma loucura de iguaria que a família do meu marido A-D-O-R-A! Späetzle (que prá complicar mais o nome tem trema no a...), como descendente de italianos, sempre pensei que fosse algo como nhoque (Gnocchi, em italiano) que também é uma massinha que sobe na água quando cozida!!! Mas, nããão... é muuuito mais simples, nada de batatas cozidas e horas espremendo e treinando para a tendinite confeccionando rolinhos... - alías, na minha infância lembro-me que todo mundo gostava de nhoque com bastante molho à bolonhesa, hoje, no entanto, não fosse a crença que virou moda de que se o prato for consumido no dia 29 mês, - sendo que os primeiros sete em pé - e colocando uma cédula embaixo do prato - traz prosperidade - os modernos nem conheceriam a massa...
Tenho uma teoria de que talvez suas mães tivessem perdido a batalha do trabalho x tempo de consumo SEM elogios...Ah, desanima qualquer um mesmo!

Mas, voltemos à Alemanha: me lembro que na primeira vez que vi a tia de meu marido fazendo Späetzle me ocorreu o quanto ela devia amar a Família, pois na elaboração do prato fazia-o com tranquilidade, calmamente, um a um (são cortadas mínimas porções de massa com uma faca bem fina na borda da tigela!) e seu fogão limpinho, limpinho...
Eu? No inicio achei que fosse a inexperiência, mas os primeiros späetzles pareciam-se muito com seus primos nhoques...pausa para rir...ahahahaha, depois, peguei o jeito! daí descobri que com a escumadeira tornou-se uma verdadeira "caça ao späetzle" com requintes de uma aula de fitness, bem power!
Peguei uma peneirinha de chá, e, sucesso! iam resignados a uma outra peneira para escorrer, depois a uma outra tigela para serem besuntados com óleo para não grudar e finalmente à frigideira com margarina quente para pegarem uma cor mais apetitosa e finalmente a uma travessa para serem levados à mesa.
Bom, feito isso, come-se acompanhado de uma carne ensopada ou assada com bastante molho, e a imagem que restou na cozinha foi de um fogão com uma chuva de pingos de água salgada, sem contar a pia com montanhas de panelas, peneiras, colheres...ufa! Estou com a ginástica em dia!
Sem, dúvida, amamos nossa Família!

Comentários